IEL - Instituto Euvaldo Lodi

Imprensa / Notícias / IEL/FIERO INOVAÇÃO - Empresários da panificação participam de workshop de inovação.

11/04/2017 às 09:35

IEL/FIERO INOVAÇÃO - Empresários da panificação participam de workshop de inovação.
Porto Velho - RO - O workshop “Inovação, criatividade e estratégia – como definir melhor o caminho a seguir” capacitou, dias 5 e 6 de abril, no salão de convenções do Sistema Fiero, 12 das 24 empresas do segmento da panificação atendidas pela consultoria em gestão da inovação da cadeia produtiva de alimentos e integrantes do convênio firmado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae de Gestão da Inovação, e executado em Rondônia pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RO). A capacitação tem continuidade nos dias 11 e 12 de abril, para as demais 12 empresas, tendo como ministrante o consultor Paulo Geovane.
 
Segundo o consultor do IEL Nacional e ministrante do workshop, Miguel Ítalo Cavalcante, na primeira etapa foi realizado um diagnóstico para mensurar como está a gestão e o processo de inovação dentro da empresa. “Em seguida, em cada empresa, implantamos plano diretor de trabalho e aqui na Casa da Indústria, damos continuidade com esta consultoria coletiva com foco em estratégia e inovação”, explicou.
 
Ítalo lembra que aumentar a produtividade é um dos desafios da indústria brasileira, sobretudo em um momento de ajuste fiscal e retração econômica. Em seu ponto de vista, os empresários precisam pensar a inovação de forma estratégica, analisando os ambientes internos da empresa e ambientes externos, conhecer as tendências do mercado e então, desenvolver as ações necessárias.
 
Especialista em gestão empresarial e atuante na área de gestão da inovação, Miguel Ítalo abordou o processo de criatividade, ideação e inovação, assim como métodos de analisar o ambiente interno e externo para definir melhores estratégias. O facilitador realizou dinâmicas com a participação dos empresários. Ele explicou que a inovação é apontada como de papel fundamental na Economia e no desenvolvimento do país, sendo também o caminho mais estratégico para que as indústrias apresentem bons desempenhos, mesmo quando o momento é adverso.
 
O diretor técnico do Sesi e Senai-RO, Ademir Vicente da Silva abriu o evento ressaltando a importância da inovação. “A indústria carece de empreendedores inovadores com coragem de inovar e investir. Vocês que atuam na área da panificação, podem ser incluídos nesta lista. Mesmo depois de um dia árduo de trabalho, se prontificaram a vir aqui para aprender, refletir e desenhar novos planos, e sobretudo por acreditar ser possível fazer melhor”, elogiou.
 
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Rondônia (Fiero), José Balbino Nascimento aponta como inédita, no caso desta consultoria, o comprometimento do empresário. “Nas ações anteriores, eles nomeavam algum gerente para fazer o seu papel. Agora este cenário mudou e o empresário enxergou que participar de forma mais ativa faz com que o ele entenda melhor o processo de aprendizagem, a metodologia e as ferramentas para implantar inovação empresa”, disse.
 
Para Balbino, o consultor, ao instituir um comitê gestor em cada uma das indústrias atendidas pelo convênio, realiza uma ação inédita neste gênero de atividade junto ao segmento da panificação. “Seria muito bom que esta iniciativa também fosse adotada às ações dos demais segmentos produtivos. O projeto mostra ser possível mais que dobrar a produtividade e reduzir as despesas de produção em pouco tempo, com medidas simples e, mais importante, com baixo custo para as empresas”, argumentou o líder sindical.
 
O assessor da Fiero e coordenador dos projetos Inovação e Procompi-RO, Antônio Rocha Guedes disse que para a Federação das Indústrias é motivo de satisfação implementar importante projeto voltado à inovação. “Projetos similares foram executados, mas este apresenta uma nova dinâmica, inclusive concentrando todas as ações pontuais especificamente voltadas à inovação junto às empresas, no que concerne ao processo e produtos, e trabalhando também, como diferencial, a gestão empresarial. Tudo isso para melhorar o processo produtivo para melhoria da gestão dos negócios, este é o objetivo principal do projeto”, realçou.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

Galeria de Fotos

IEL - INSTITUTO EUVALDO LODI
Núcleo Regional de Rondônia
Rua Rui Barbosa, nº 1.112 - Edifício Armando Monteiro Neto - FIERO - CASA DA INDÚSTRIA - Porto Velho - RO
CEP 76.801-186
(69) 3216-3402
Sitevip Internet